Últimas

Adquira essa camada de segurança: Ative a verificação em duas etapas

Atenção! Obtenha essa camada de seugrança: Ative a verificação em duas etapas

Veja nessa página a importância de ativar a verificação em duas etapas das suas contas na internet:


O que é?

É mais um recurso de segurança para proteger a sua conta de invasão por hackers. Suponhamos que você tenha uma conta de e-mail, para acessá-lo você:

Se dirige ao portal do provedor de e-mail

Insere seu usuário

Insere senha

Na autenticação em duas etapas o "token" pode ser solicitado logo após inserir sua senha, pode acontecer de solicitarem o código da autenticação, token.

Como funciona?

É um procedimento "simples" do ponto de vista de segurança em computadores. Mas aos olhos dos usuários comuns pode parecer mais um "bicho de sete cabeças";



Mas fique tranquilo: não é!

Você primeiro precisa saber se o seu provedor fornece essa "camada de segurança" em sua conta. Fornecendo procure o suporte para saber como habilitar. Vou mencionar aqui a clássica conta de e-mail do Google:

Vá em minha conta > Login e Segurança > Como fazer login no Google > Verificação em duas etapas

Quando for configurar a verificação em duas etapas você usará um aplicativo no seu celular chamado de "Google Authenticator"



Esse aplicativo gera de tempos em tempos uma sequência numérica válida para você, exclusivo para sua conta! Então ao acessar sua conta ele irá pedir também essa sequência numérica afim de confirmar que você é você! 🙂

Em termos de informática, um hash padrão é usado para que a sequência numérica carregue nela a sua característica única. Não sei dizer qual a que o Google usa, mas eu diria o usuário do e-mail concatenado com país da conta concatenado por último com a data de solicitação da verificação. Isso seria suficiente para gerar um hash forte, ou mesmo uma chave pública e com ela, gerar uma sequência numérica com o padrão X. Por exemplo: As sequências geradas usam o hash da conta mais o dia e hora de login com isso, mesmo que alguém tenha sua senha e se inserir uma sequência de outra conta ou qualquer sequência.

Isso faz com que sua conta tenha mais uma camada de segurança:


Assim só você terá acesso a sua conta!



Vale a pena usar?

SIM! Sem dúvida! Mas lembre-se que você vai precisar de um smartphone para ter o app do Google Authenticator.

E há outros apps que disponibilizam a mesma lógica de verificação em duas etapas e você pode utilizar. Veja abaixo alguns deles:

Obs.: Certifique-se sempre de obter um autenticador de origem segura, eu mesma, só me senti confortável em usar o autenticador do Google. Talvez usaria o da Microsoft mas outros eu ainda fico com pé atrás....

Em quais serviços na web eu consigo utilizar?

Com necessidade de programa autenticador:

Google;

Microsoft;

Evernote;

Yahoo;

WhatsApp;

Steam;

Blizzard;

Amazon;

Facebook;

Twitter;

Apple [sem programa, apenas com a configuração de dispositivos confiáveis];

Enfim, é estranho hoje, as poucas empresas que não oferecem esse tipo de camada de segurança;

Nenhum comentário