Como publicar seu App na PlayStore #02 - Políticas de Privacidade

Saiba o que é, como criar e aonde publicar a sua!

Como não pode faltar, segue mais um vídeo maroto do canal e claro, trago detalhes por escrito dessa nossa saga para vocês se deleitarem em como fazer tudo certinho, vem comigo!

sHoje vamos falar sobre as políticas de privacidade exigidas pela Google Play ao efetuar a publicação do seu app na loja de aplicativos. Explico como acontece e quais são os artifícios que podem ser utilizados para cumprir tal tarefa. Vem comigo! 

   Assista ao vídeo: 

        O que é Política de Privacidade?
o   A política define o porquê do seu aplicativo utilizar informações sensíveis à privacidade do usuário, isso inclui: localização geográfica, contatos, mensagens, e-mail. As vezes seu aplicativo nem tem um potencial de escandalizar esses dados para a internet à fora! Mas o Google te obriga a descrever detalhadamente o que você vai fazer com elas!

o  Sem contar que ela é um excelente texto em que podemos deixar bem claro o relacionamento com o usuário, seja de um site, app ou software; 
·        Como criar uma?
o   Ao contrário do que muita gente pensa, não é complexo escrever a política de privacidade do seu app. Basta explicar a quem vai usar o porquê você precisa acessar as informações sensíveis. Após escrever esse texto, você deverá compartilhá-lo de maneira pública e informar a url no seu aplicativo. Já vi que a microsoft usa a mesma política de privacidade para os todos os apps dela. Pode ser uma boa dica para você.
·        Achei complicado criar, tem outra maneira?
o   Há alternativas automáticas, sim! Você pode responder a questionários e eles fazem uma política até legível e "entendível" do seu app. Vou deixar uns exemplos para vocês:
o   E claro, tem muitos outros por aí, o importante é criar a sua política, criar seu app e ser feliz 🙂
·        O que fazer após criar sua política?
o   Você deve deixar ela disponível para leitura, e isso inclui várias maneiras de se fazer: Um documento para leitura pública, hospedado no Google Docs, Planilha on line do excel, colocar em uma página do seu blog, site pessoal ou empresarial;
o   Quando tiver elaborado sua política e publicado vá ao painel do Developer e informe ela lá! Pronto, agora você cumpre a obrigatoriedade do Google em publicar seu app!
·        Exemplos
o   Se você precisar acessar os contatos que estão no dispositivo, escreva um breve texto dizendo o porquê precisa do acesso, como vai usar, se terceiro vai utilizar ou se ele será armazenado em algum lugar;
o   Eu gosto muito das políticas da microsoft, acho que ela esclarece bem o que faz com as informações, por isso, deixarei ela de exemplo: https://privacy.microsoft.com/pt-br/privacystatement
o   Aproveito e deixo a do Google para análise também: Política do Google
o   Inclua a minha política para vocês apreciarem: Política Dialogando Ti
 Bom, espero que tenham gostado, e lembrem-se o canal é motivado pelo feedback de vocês! Por isso, voltem sempre, se inscrevam e compartilhem nossos vídeos!

Até a próxima!
Lisa Byte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banco Inter, como funciona, vale a pena? Eu te conto ;)

Nubank Lança Nuconta: Eu te conto se vale a pena ;)